3.12.08

Bia Duarte leva artistas plásticos brasileiros para Salon Nationale Des Beaux-Arts 2008, Carrousel Du Louvre


Fundado em 1861, há 147 anos o salão expõe peças de arte com caráter liberal reunindo obras de novos e consagrados artistas de todo o mundo. Dentro deste conceito, Bia Duarte, diretora executiva de projetos especiais da B Licenças Poéticas, reuniu um grupo expressivo de artistas plásticos brasileiros para participar do evento.
A exposição acontece entre os dias 11 e 14 de dezembro de 2008, em Paris no Salon Nationale Des Beaux-Arts 2008, considerado um dos mais significativos do mundo no segmento de arte, comparada à Bienal de Veneza, porém com a tradição e a importância de estar em um local de maior relevância, o Museu do Louvre.
Entre os brasileiros um artista plástico espanhol também terá seu espaço. Convidado especial, David Dalmau artista plástico, fotógrafo e cenógrafo visitou o Brasil na década de 90, quando foi curador assistente, da 21ª Bienal Internacional de São Paulo e se apaixonou pelo país. Essa experiência representou um estímulo adicional para que este artista sempre em busca do novo decidisse residir no Brasil, abrindo seu ateliê e galeria de arte na capital paulista.
Sem dúvida, entre todas as participações brasileiras no Salão Nacional de Belas Artes, esta é a primeira vez que um grupo tão heterogêneo se apresenta de forma tão bem articulada.

CONHEÇA OS ARTISTAS

CARLOS ARAÚJO

Pintor autodidata, conhecido mundialmente por um perfeito domínio técnico aliado a um incrível talento. Em 1973, participa da exposição Imagens doBrasil, em Bruxelas e, em 1974, realiza sua primeira exposição individual no MASP. Em 1980, seu painel, Anunciação, é enviado pelo governo brasileiro ao Papa João Paulo II. Ele recebe o prêmio pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Suas pinturas já estiveram presentes em vernissages por São Paulo, Paris e México.

FRANCISCO BRENNAND

Francisco Brennand é um artista plástico nascido em Recife. Ele atua como desenhista, pintor e ceramista. Enquanto estudante, aprendeu muito com o pintor Álvaro Amorim. Conquistou diversos prêmios em 1947, residindo em Paris logo em seguida, onde morou até 1952. Em 1970 passou a trabalhar também em murais e tapetes cerâmicos. É um dos mais premiados artistas brasileiros, tendo conquistado, entre outros, o Prêmio Gabriel Mistral, conferido pela OEA, como destaque do continente americano em 1994.

OS GÊMEOS

Gustavo e Otávio Pandolfo, Os Gêmeos, são dois irmãos que, em meio a urbanidade de São Paulo dos anos 90, criaram uma arte em grafite inovadora e com uma linguagem única. Após terem sido descobertos, viajaram pelo mundo, espalhando pelas ruas suas personagens coloridas em cenários oníricos. Das ruas então passaram para painéis e instalações exibidas a partir de 1999 em galerias de Berlim, Paris, Hamburgo, Los Angeles, Nova York, entre outras cidades. Chegaram a enfeitar com sua arte até um castelo na Escócia.

CHRISTINA OTICICA

A artista nasceu na cidade do Rio Janeiro, no dia 23 de novembro de 1951, onde sempre viveu. Entre idas e vindas pela Europa, em 2003 optou pordividir seu tempo entre os Pirineus do sudoeste da Franca e o Rio de Janeiro. A artista procura retratar em seu trabalho, de maneira simples e direta, o mundo, o momento presente e a sociedade em que vive. Foi assim em sua primeira exposição. Seus trabalhos surgiram a partir da impressão visual de sua peregrinação pelo "Caminho de Santiago de Compostela", em julho e agosto de 1990.


EDUARDO VENTURA

Nascido em Barra do Piraí, RJ, no ano de 1961, começou a pintar desde criança, certamente marcado pela vivência das cores e a criatividade de seupai, Thelmo Ventura, pintor e escultor. Em 1990, Ventura se lançou definitivamente no mercado de Arte e em pouco tempo, ocupa lugar de destaque em várias galerias do Brasil, com exposições em diversos estados brasileiros.


GREGÓRIO GRUBER

Gregório Gruber dedica-se ao desenho desde a infância. Em1976 lecionou desenho de modelo vivo na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Seu livro,Bodas de Sangue, foi publicado em 1986. Participou de várias edições do Panorama de Arte Atual Brasileira, e de diversas exposições em São Paulo, Rio de Janeiro, França e Bélgica. Dois filmes foram inspirados em sua vida e obra: O Gesto Criador e Uma Tarde com Gregório.

MARGOT MONTEIRO
Arquiteta, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Iniciou-se nas artes plásticas em 1973, quando frequentou além da Escola de Arquitetura, o Atelier da Escola de Belas Artes do Recife e no MAC. No seu currículo, inúmeras exposições coletivas e individuais no País e no exterior. Atual diretora do Museu do Estado de Pernambuco. Recebeu o diploma Lula Cardoso Ayres do Conselho Estadual de Cultura como Artista Plástica- Ano 2000. Participou da Bienal de Cerveira- Portugal.

PATRICIA COOKE

Patricia Sampaio d'Utra Cooke nasceu em São Paulo, Brasil, em 18 de dezembro de 1967. A arte foi visceral em sua vida, na busca de um refúgio para os conflitos de sua alma. Começou pelo desenho livre e ilustrava suas poesias. Descobriu no barro a matéria prima para esculpir as figuras humanas que depois se tornariam seu foco constante. Sua arte pode ser definida como expressionista por sua pintura dramática, explosão de sentimentos humanos com cores intensas e pinceladas vigorosas. Inspirada pelos mestres Van Gogh, Chaim Soutine, Georg Eisler, Munch, Egon Schiele, Klimt, feliz, persiste em sua escolha.

PAULO VON POSER

O artista plástico Paulo Von Poser nasceu em São Paulo e produz sua arte por meio da cerâmica e da pintura. Ele ficou famoso por pintar e colecionar flores. Em 1989, seu maior hobby tornou-se conhecido mundialmente quando seus desenhos apareceram no calendário do Museu de Arte Contemporânea.

ALESSANDRO JORDÃO E KIKO SOBRINO
Formados em artes plásticas, Jordão e Sobrino começaram a trabalhar desenvolvendo quadros e participando de exposições em São Paulo. Em 2000, com a participação na exposição Mídia e Loucura, realizada em Milão, Roma e São Paulo, a dupla ganhou o primeiro prêmio de melhor trabalho da América Latina em Roma. O trabalho da dupla evoluiu para o trabalho de design, e ingressaram na Domus Academy. Lá permaneceram por dois anos aprendendo com ícones da área como Karim Rashid, Phillipe Starck e Moroso.


ROMERO BRITTO
Romero Britto, pernambucano de Recife é unanimidade artística em Miami. Seu sucesso por lá é tanto que ele é visto quase que como um símbolo da cidade. Mas o interesse por seu trabalho vai muito além da Flórida, desperta interesse verdadeiramente global. Britto já realizou exposições nos mais importantes centros culturais do planeta, de Paris a Tóquio, de Londres a Madri, de Roma a Nova York.

DAVID DALMAU

Alma multifacetada, o artista plástico, fotógrafo e cenógrafo David Dalmau nasceu no dia 4 de dezembro de 1962, e desde a infância viajou pelo mundo visitando galerias e museus com seu pai, um colecionador de arte e homem de negócios. Suas pinturas têm a tradição do expressionismo figurativo europeu, destacando os temas urbanos; sua técnica combina simplicidade e sofisticação com brilhante uso de cores, em imagem de festas, multidões anônimas e a tão almejada e utópica felicidade eterna.